Show de Surf Clássico em Balneário Camboriú – SC

capa copyyy

CIRCUITO CATARINESE  DE LONGBOARD E SUP 2016

 

No final de semana passado, Balneário Camboriu foi palco de um verdadeiro espetaculo de surf classico, modalidade na qual a cidade é considerada parada obrigatoria para os praticantes pois alem da onda da praia central ser muito favorável a este estilo, muitos atletas que foram destaque em eventos nacionais foram formados aqui.

As competições de Longboard ficaram ausentes do calendário de Balneário por alguns anos devido a paralizaçao do circuito catarinense e que este ano voltou com força total para a felicidade de todos os envolvidos com o esporte.  Em parceria com grandes empresas, o torneio oferece premios em dinheiro, alem dos kits de premios dos apoiadores e passagens aéreas para Costa Rica para os campeões da modalidade Open, fato que elevou o nivel de dificuldade da competição pois atraiu atletas de alto nível e de varios estados do Brasil.

Chegamos ao fim da segunda etapa, e foi um evento de grande sucesso e de altíssimo nível técnico, tanto pelos atletas como staff e corpo de juizes. Desta vez o fator de avaliaçao era completamente voltado ao estilo classico o que resultou na escalação de juizes com experiencia especifica neste estilo. O alto nível dos competidores da categoria principal fez com que as finais fossem disputadas homem-a-homem, ao contrario da etapa aterior onde o formato era o padrão de 4 atletas na agua e os Paulistas Carlos Bahia e Jonas Lima enfrentaram os locais Josimar Pita e Vanio Correia numa missão muito complicada aos juizes.

Desta vez a tensão foi maior, pois havia mais tempo e mais ondas. A grande final foi entre Josimar Pita que ficou em segundo lugar na primeira etapa e é o atual campeão do circuito inter associações do estado de Santa Catarina, alem de diversas vezes campeão Paranaense e Catarinense e Vinicius Hirata que é o atual campeão Paranaense de surf. A disputa foi até o ultimo segundo e Vinicius venceu Pitinha nos ultimos minutos da bateria com um repertorio de manobras muito criativo e completamente classico, Hirata sempre surpreende na final.

Definitivamente foi uma das baterias mais acirradas da competição pois trata-se de dois grandes nomes do esporte, surfistas de alma, muito experientes e extremamente competitivos.

O terceiro lugar ficou com o local Vanio Correia que foi o campeão da etapa anteior e é um dos mais talentosos surfistas de sua geração, dono de um estilo polido e fluido, vai brigar pelo titulo na ultima etapa.

Em quarto lugar ficou o também local Gabriel Vitorino que surfou com muito estilo a onda de seu quintal, infelizmente as ondas não ajudaram muito em sua bateria e não chegou a disputar a final.

O titúlo e a passagem, será definido na ultima etapa e Josimar Pita e Vanio Correia estão praticamente empatados, deixando grande expectativa para o que esta por vir, pois ambos são locais muito experientes em competições e colecionam diversos titulos. Os quatro finalistas ja se enfrentaram em outras finais diversas vezes e embora a competitividade seja grande, a amizade e o respeito são equivalentes.

Untitled-7                       Vanio Correia – Foto/Frame: Giuliano Santana/SwellSul

Untitled-12                      Josimar Pita – Foto/Frame: Giuliano Santana/SwellSul

Na Categoria Senior, o  Local Juliano Correia defendeu o título da primeira etapa e cravou mais uma vitoria, consolidando a liderança no ranking e levantando o caneco antecipadamente, somou 2.000 pontos e não ha chances de seus adversários ultrapassarem. Infelizmente Guilherme Weinemann de São Francisco do Sul que ficou em segundo na etapa anterior, sofreu uma lesão e não pode brigar pelo título, deixando o caminho livre pra Juliano.

Grande destaque desta categoria para o local Guilherme Viana que ficou em segundo lugar e mostrou muito dominio e conhecimento do estilo classico, apresentando uma linha de surf harmonica que agradava quem assistia. Foi uma final muito disputada, principalmente para o Gaucho Marcelo Foguinho que enfrentou alem dos locais Guilherme e Juliano, o tambem local Cassio Kokubo que garantiu o terceiro lugar, deixando o Foguinho em quarto lugar.

Untitled-6                       Guilherme Viana/LupSurf  – Foto/Frame: Giuliano Santana/SwellSul

A Categoria feminina também tinha alto nível técnico, liderada desde o inicio pela Paranaense Thiara Mandelli que alem de ser Tetracampeã em seu estado, também competiu no mundial da China do ano passado e nesta etapa chegou mais cedo, treinou e encontrou as ondas certas em todas as baterias que correu. A final, que foi bastante disputada pois enfrentou a local da praia do rosa, Isadora Costa que venceu a etapa anterior e possui um estilo de surf muito elegante e classico que costuma agradar os juizes, alem de sempre figurar nos podios dos eventos no sul do pais, as também paranaenses Barbara Sieno e Carol Cavalari ficaram em terceiro e quarto lugar. A decisão do titulo será na proxima e ultima etapa, e as tres atletas tem plenas chances de vencer o Circuito pois a pontuação esta parelha.

Untitled-16                      Isadora Costa – Foto/Frame: Giuliano Santana/SwellSul

Untitled-27                      Thiara Mandelli – Foto/Frame: Giuliano Santana/SwellSul

Os experientes surfistas da categoria Masters deram um show a parte, o competidor paranaense que vive em Itapema ha muitos anos, Marco Kamers venceu a competição. O Paulista Beto Garcia que venceu a etapa anterior ficou em segundo lugar e mantém a liderança do Ranking.

O terceiro lugar ficou novamente com o paranaense radicado em Balneário Camboriu, Nabor Junior que tem muito conhecimento nesta onda e seu forte também é o surf radical e o quarto lugar para o paranaense Marcio Costa Quebra Santo, que também é muito experiente em ondas grandes, tubos e manobras radicais que ja foi campeão paranaense e catarinense diversas vezes.

Untitled-24                       Marco Kamers – Foto/Frame: Giuliano Santana/SwellSul

Untitled-4                       Marcio Costa – Foto/Frame: Giuliano Santana/SwellSul

Untitled-3                       Nabor Junior – Foto/Frame: Giuliano Santana/SwellSul

Resultados Oficiais:

Longboard Feminino
1ª) Tiara Mandeli
2ª) Bárbara Sieno
3ª) Isadora Costa
4ª) Carol Cavallari

 

Longboard Senior
1º) Juliano Correia
2º) Guilherme Viana
3º) Cassio Jody Kokubo
4º) Marcelo Foguinho

 

Longboard Master
1º) Marco Kamers
2º) Beto Garcia
3º) Nabor Junior
4º) Marcio Costa

 

Longboard Open
1º) Vinicius Hirata
2º) Josimar Pita
3º) Vanio Correa
4º) Gabriel Vitorino

 

Agradecimentos especiais a Embraed Empreendimentos , Mormaii , Prefeitura de Balneario Camboriu e Fundação Municipal dos esportes pelo patrocinio ao evento, A Lup Surf, Calibre e Kirra pelo co-Patrocinio, a  Agemed, Momentum Surf , Studio FunSurf , Hotel Vieiras, California Republic, Surfers Paradise, Camboriu Wind & Sup pelo Apoio e a SwellSul Turismo e Lemonde Turismo pelas passagens.

 

A próxima e ultima Etapa promete, não perca !

 

Confira as fotos postadas no Facebook

 

https://www.facebook.com/ggsantana/media_set?set=a.1238139039565920.1073741856.100001095061795&type=3

 

Giuliano Santana / @ArquivoLongboard / @SwellSul Turismo


«

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *