Austrália

bellsbeach_australia

Austrália, oficialmente Comunidade da Austrália é um país do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende a menor área continental do mundo, a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico.

A capital é Camberra, a moeda corrente é o dólar australiano e sua língua oficial é o Inglês.

Gold Coast é uma cidade litorânea localizada no sudeste de Queensland, na costa leste da Austrália. A cidade está a 94 quilômetros ao sul de Brisbane, a capital do estado. A Costa Oeste, a cerca de Perth e subindo o litoral da Western Austrália, também tem excelentes ondas, sendo que as melhores estão em lugares isolados sem praticamente nenhuma infraestrutura. A melhor época de surf é entre Dezembro e Abril.


Ondas

As mais procuradas são:

Austrália

South Stradbroke Island 

Beach Break com fundo de areia, funciona com tamanhos de 3 a 6 pés, quebra para direita e esquerda e quando grande costuma fechar a praia. Na ponta norte da ilha, existe um point de direita perfeito que quebra em uma enseada com dunas e dificilmente fica crowd.
Nível: Todos os níveis

 

The Spit, Main Beach, Surfers Paradise, Broadbeach, Miami e Nobby

Beach Break com fundo de areia e na verdade é uma praia só, que recebem nomes diferentes de acordo com o nome do bairro que esta em frente. Quando as condições estão favoráveis tem um surf razoável. O Spit, marca também o início das redes anti-tubarão que estão posicionadas a cerca de 500 metros da areia.  Quando o mar esta pequeno e sem correntezas, estas praias são boas para se aprender a Surfar.
Nível: Todos os níveis

 

Burleigh Heads

Internacionalmente famosa com fundo misto de pedra e areia. A direita é perfeita, bem longa e tubular. Segura swell até 15 pés ou mais. Porém sempre esta muito crowd. Dica, chegue na praia antes de amanhecer o dia, e você terá uma meia hora de excelente surf com pouca gente e  fique no terço final da onda, pois a maioria dos surfistas sai na metade do percurso, e o “rabo” ainda é uma ótima onda.
Nível: Intermediário

 

Palm Beach 

Começa no outro lado da pedra de Burleigh depois de um quebra mar. O tamanho ideal é de 1 metro e meio, começando a fechar à partir de 2 metros. Boa para aprender com mar pequeno, mas não é nada de especial. No final da praia, encontra a saida de um rio, e ali sim tem um surf de nível chamado de Currubin Point.
Nível: Intermediário

 

Currumbin

Point de direita com fundo de areia na saída de um rio. A onda é longa, perfeita, um pouco cheia, excelente para longboard bem como pranchinhas. Segura swell de tamanho razoável, e dependendo da maré, e da força da correnteza do rio, entuba nos primeiros 50 metros, onde o drop é realizado literalmente atrás de uma barreira de pedras. Não requer técnica especial, mas alguma forma física se faz necessária devido a corrente jogar para a esquerda, bem como algumas longas remadas para retornar ao pico.
Nível: Intermediário e Avançado

 

Tugun, Bilinga

Na parte norte tem uma laje que gera direitas e esquerdas (Elephant Rock), com uma onda curta mas tubular. Na parte central e sul, é aberta com algumas lajes no fundo. O tamanho ideal é entre 1- 1.5 metros.
Nível: Todos os níveis

 

Kirra

Segundo muitos “Pros”, Australianos e estrangeiros (incluindo Kelly Slater), Kirra é uma das melhores ondas de direita no mundo. É longa, extremamente tubular, e rápida, esteja o mar grande ou pequeno. Kirra quebra em cima de corais que entram enseada adentro. De acordo com o tamanho, o pico chega a ficar à cerca de 400 metros da praia. O tamanho ideal é 6-8 pés, que geralmente atrai um crowd respeitável.
Nível: Intermediário e Avançado

 

Greenmount, Rainbow Bay, Snappers Rocks 

Ao lado de Kirra, fica uma sequência de 2 points perfeitos de direitas.  Snappers Rocks é o mais afora, quebrando em pedra, e segurando swell de bom tamanho. Rainbow Bay vem a seguir, quebrando metade em pedra e metade em areia. Greenmount é o ultimo da enseada finalizando na praia. São tanto bons para prachinhas, quanto para longboard. Algumas ondas entubam, mas a maioria não.  O tamanho ideal é de 6 pés, com um grande crowd que se divide entre os points, mas chega a ficar monstruoso de tal forma que só dá pra entrar rebocado por jet ski.
Nível: Intermediário e Avançado

 

Duranbah

Sem dúvida essa é a praia mais popular entre surfistas da Gold Coast. Esteja grande, pequeno ou mínimo, Duranbah sempre tem ondas para os dois lados quase sempre bem formadas, curtas, perfeitas e tubulares. Sempre está crowd, mas tem onda para todo mundo. A praia fica protegida por um quebra-mar que gera ótimas direitas, e no meio, picos isolados em toda a extensão da praia completam o cenário.
Nível: Todos os níveis

 

Cabarita ( 50km)

Excelente point de direita com uma grande pedra servindo de quebra-mar, a onda pode ser super longa. No lado oposto do morro, tem um beach break com algumas boas ondas, especialmente esquerdas.
Nível: Intermediário

 

Byron Bay ( 120 km)

Meca dos surfistas e Hippies nos anos 60 e 70, esta enseada tem uma beleza inigualável. Na ponta, um farol, e em baixo, 3 enseadas com fundo de areia, ondas perfeitas de direita quebram. Quando se dropa na onda, ela se transforma numa parede que entra enseada adentro, dobrando-se num imenso “u”, ou seja; você consegue ver as costas da onda que esta pegando, e  irá chegar la no final. Quando o swell está bom, a cidade inteira sorri.
Nível: Todos os níveis

 

Lennox Heads, Ballina (140 km)

É muito difícil encontrar um point de direita tão perfeito. Para começar, toda a extenção do point é composta por pedras grandes,  a onda é maravilhosa, muito radical e muito perfeita. A ordem em Lennox é jamais surfar sozinho, ser muito experiente em surf, gozar de plena forma física.
Nível: Avançado e Pró


bt_temporada-ondas bt_monte-sua-viagem

 


« | »