Costa Rica

SurfingCostaRica_Header

Costa Rica, um dos países mais desenvolvidos da América Central, sua língua oficial é o Castelhano, e a moeda corrente o Cólon Costarriquenho, faz fronteira ao norte com a Nicarágua, a sudoeste com o Panamá, e banhado pelo Mar do Caribe e o Oceano Pacífico.

Entre os países da América Central, a Costa Rica possuí as melhores condições de infraestruturas, estabilidade política e o lema oficial do país “Pura Vida” vivem em paz constante, inclusive o exército foi extinto em 1948. Um paraíso de belezas naturais oferece uma ótima estrutura turística e ondas perfeitas.

O país guarda 5% da biodiversidade de todo o mundo e tem 26% de sua área preservada. Nos últimos anos a Costa Rica tem recebido várias premiações pela sua preservação ambiental e constantes desenvolvimento na área. É possível atravessar o país em apenas cinco horas.

A Costa Rica é influenciada por dois oceanos, o lado do caribe oferece boas condições de ondas de Outubro a Abril, mas constantes de Dezembro a Fevereiro.  Já do lado do Oceano Pacifico as ondas funcionam com swell de Norte e Sul e apesar de quebrarem em tamanhos menores, sua temporada é bem constante, podemos dividir esse lado do Pacifico em três regiões diferentes, cada uma com suas peculiaridades, o Pacifico Norte (Recebe ondulações de Sul e Norte), Pacifico Central (Recebe ondulações de Sul e de Norte) e Pacifico Sul (Recebe ondulações de Sul)A temporada do Pacífico Sul é de Maio a Agosto, onde os swells de Sul são mais constantes)


Ondas

As mais procuradas são:

Costa Rica – Pacífico Norte

Avellanas

Beach Break que quebra para os dois lados, atenção pois existem algumas pedras submersas, onda constante, com seções de tubos e manobras
Direção do swell: Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste.
Nível: Todos os surfistas

 

Roca Bruja

Esse Beach Break que quebra para os dois lados é uma onda que exige experiência. Onda rápida e tubular, com um visual impressionante da Pedra da Bruxa de fundo as ondas, acesso geralmente feito de barco, porém é possível chegar de 4×4
Direção do swell: Noroeste, Oeste, Sudoeste
Nível:  Intermediário

 

Tamarindo

É uma vila de pescadores que respira surf, depois de Jacó, sem dúvidas é o pico mais conhecido para o surf na Costa Rica. Ao longo de sua costa existem quatro picos principais para o surf, Playa Grande, El Estero, Tamarindo Beach Break e Pico Pequeno. Deles o mais constante é Playa Grande. As ondas em sua maioria quebram para os dois lados em Point Breaks e Beach Breaks.
Nível: Todos os surfistas

 

Playa Grande

Um Beach Break bem constante que quebra para os dois lados, fica a 11km aproximadamente da praia de Tamarindo, o crowd é frequente, pois em muitos períodos essa onda quebra maior que Tamarindo. Onda curta mais bem manobrável.
Direção do swell: Sudeste, Leste.
Nível: Todos os surfistas

 

Ollies Point

Point Break para a direita que quebra sobre uma bancada de pedras, pouco crowd devido o acesso feito somente de barco. Fica ao extremo Norte da Costa Rica, quase divisa com a Nicarágua.
Direção do swell: Sudoeste
Nível: Intermediário

 

Langosta

Beach Break que quebra para os dois lados, uma onda que funciona na maré baixa.
Direção do swell: Oeste, Sudoeste
Nível: Experiente

 

Playa Negra

Point Break para a direita mais procurado na Costa Rica, muito constante, fica a 3km ao Sul de Avellanas, Seções de tubos e manobra.
Direção do swell: Noroeste, Oeste, Sudoeste.
Nível: Experiente

 

Santa Teresa

Essa região fica ao sul na península de Nicoya, é conhecido por ser um lugar bem tranquilo e rustico. Nessa região encontraremos como principais ondas os picos de Manzanillo, Mal Pais e a Praia de Santa Teresa. Beach Breaks muito constantes, ondas que quebram para a direita e esquerda. Ondas tubulares e manobráveis.
Nível: Todos os surfistas

 

Costa Rica – Pacífico Central

 

Boca Barranca

Esquerda que quebra em uma boca de rio, longa e manobrável, funciona em tamanhos que variam de 3 a 10 pés.
Direção do swell: Sul e Sudoeste
Nível: Todos os surfistas

 

Playa Jacó

Beach Break que quebra para os dois lados, seu tamanho varia entre 2 a 6 pés,  melhor na maré alta, o local oferece uma grande estrutura turística e também é bem agitada durante a noite.
Direção do swell: Sul – Sudoeste.
Nível: Todos os surfistas

 

Esterillos

Beach Break que quebra para os 2 lados, onda constante, o local tem um clima de vila de pescadores. Funciona entre 2 e 8 pés.
Direção do swell: Sudeste e Noroeste.
Nível: Todos os surfistas

 

Playa Hermosa

Beach Break que funciona para os dois lados, onda clássica da região, onda tubular e rápida, seu tamanho varia entre 2 e 10 pés nas condições certas de vento e swell. Direção do swell: Sul – Noroeste
Nível: Todos os surfistas

 

Costa Rica – Pacífico Sul

 

Dominical

É sem dúvidas a cidade do surf no Pacifico Sul, menos desenvolvida do que as cidades de Jacó e Tamarindo, um Beach Break que funciona para direita e esquerda com qualidade em suas bancadas, onda de manobras rápidas, e muitos tubos.
Funciona com tamanhos que variam entre 3 e 12 pés.
Direção do swell: Sul e Oeste.
Nível: Experiente

 

Hermosa

A 14km ao Sul de Dominical, este beach break oferece excelentes condições, muito pouco crowd, direitas e esquerdas quebram ao longo da praia.
Direção do swell: Sul a Sudoeste.
Nível: Todos os Surfistas

 

Pavones

É considerada uma das ondas mais longas do mundo, um Point Break para esquerda em fundo de pedra com seções de tubos e manobras, onda pouco consistente, precisa de swell do quadrante sul com um bom tamanho.
Direção do swell: Sul – Sudoeste.
Nível: Todos os surfistas

 

Matapalo

Point Break para direita em fundo de pedra, bem mais constante que Pavones.
Direção do swell: Sul e Oeste.
Nível: Todos os surfistas

 

Costa Rica – Caribe

 

Salsa Brava

Sem duvidas uma das ondas mais casca grossa do caribe costarriquenho, uma direita curta e muito tubular que quebra em um afiado reef break. Funciona com um tamanho de 2 a 12 pés.
Direção do swell: Norte – Nordeste
Nível: Pró

 

Isla Uvita

Reef Break para a esquerda, com seções de tubos e manobras.
Direção do swell: Norte  – Nordeste
Nível: Experiente

 

Los Tumbos

Um dos melhores Beach Breaks da região, uma direita muito rápida e tubular
Direção do swell: Norte – Nordeste
Nível: Experiente


bt_temporada-ondas bt_monte-sua-viagem

 


« | »