O Equador é uma excelente escolha para sua viagem de verão, tendo como duas boas opções Montanita e o Arquipélago de Galápagos.
Sendo um dos menores países da América do Sul, o Equador faz fronteira ao norte com a Colômbia, Leste e Sul com Peru. Conhecido pelos seus vulcões e pelo arquipélago de 13 ilhas no meio do Oceano Pacífico onde somente 4 são habitadas.
A sua língua oficial é o Espanhol, a capital é Quito e a moeda corrente é o dólar americano.
Montanita está a cerca de duas horas ao norte de Guayaquil, a onda mais constante do Equador, uma cidade bem badalada nos finais de semana e possuí toda infra estrutura como restaurantes, farmácias, surf shops e lojas.
A Ilha de San Cristobal é muito conhecida pela qualidade que quebram sobe um fundo de pedra vulcânica com extrema perfeição.
A melhor época é de novembro a maio onde as ondas geralmente não ultrapassam 10 pés.
As mais procuradas são:
Punta Carola
Point Break para direita em fundo de pedra vulcânica, rápida, longa e com seções de tubos. Uma das melhores e mais procuradas ondas de Galápagos
Direção do Swell: Norte e Noroeste.
Nível: Intermediário
El Cañon
Point Break para esquerda em fundo de pedra vulcânica, onda bem manobrável. Fica dentro de uma base militar, para surfar ou você vai de barco ou tem que fazer uma credencial para poder entrar na base militar.
Direção do Swell: Norte e Noroeste.
Nível: Experiente
Loberia
Onda mais constante de Galápagos, quebra uma direita sobre um raso fundo de pedras vulcânicas com ondulações do quadrante norte, e quando as ondulações são do quadrante Sul quebra uma esquerda também sobre um raso fundo de pedras. Esta onda exige experiência para ser surfada.
Direção do Swell: Noroeste, Oeste, Sudoeste, Sul.
Nível: Experiente e Avançado.
Tongo Reef
Quando tem as ondulações que vem do Sul funciona Tongo Reef, Reef Break para esquerda, tem uma qualidade impressionante.
Direção do Swell: Sudoeste e Sul.
Nível: Experiente e Avançado