Nova Zelândia

long2

Nova Zelândia é um país insular no sudoeste do Oceano Pacífico formado por duas massas de terra principais e por numerosas ilhas menores, sendo as mais notáveis as ilhas Stewart e Chatham.

Sua Capital Wellington tem como língua oficial o Inglês e a moeda corrente é o dólar neozelandês.

A Nova Zelândia é um dos poucos países em que se pode curtir praia e neve no mesmo dia.

A curta distância entre praias e algumas estações de esqui, somados a ótimas e bem sinalizadas estradas, facilitam a vida dos surfistas nos dias em que o mar estiver sem ondas.

Alguns cuidados devem ser tomados em relação às correntes marinhas, por se tratar de uma ilha e aos raios solares, pois são muito fortes, portanto use boné e protetor solar, as rochas e tubarões no mar e respeite aos locais dentro e fora d’água.

A Nova Zelândia é um dos destinos de surf mais subestimados do mundo, com apenas alguns lugares ficando lotados, devido à exposição e algumas histórias de consistência e forma.

Se você está planejando uma viagem de surf para Nova Zelândia, você vai precisar de um bom Wetsuit 3-5mm para o inverno, botas, chapéu e um short suit para o verão, além de bastante protetor solar, 2 pranchas 6,0 pés a 6,8 pés e um carro, pois se você não tiver um carro a sua experiência será reduzida significativamente.

Selecionamos as melhores opções para surf na Nova Zelândia em cada região, principalmente na Ilha Norte, onde o clima é subtropical e a temperatura da água mais agradável do que na Ilha Sul, onde é praticamente impossível surfar sem wetsuit.


Ondas

As mais procuradas são:

Nova Zelândia – Norte

Ao Norte de Auckland

Na região de Wangarei tem onda para os dois lados. Ocean Beach e Mangawai são as melhores. Se estiver flat, o melhor é tentar a Costa Oeste na Bailys Beach, que sempre tem alguma merreca surfável. Se lá estiver muito grande, vá para Kaitia surfar as esquerdas do Shipwreck, que é quase tão longa quanto Reglan, mas que precisa de um swell muito grande para quebrar.
Nível: Intermediário e Avançado

 

Ao Redor de Auckland

Auckland não tem onda, pois fica dentro de uma baía protegida. Piha é a praia com ondas mais próxima (45 minutos de carro) e sempre tem alguma coisa surfável apesar de quando está bom tem bastante gente também. Outras praias nas imediações de Piha, como Muriwai, tem acesso mais difícil porém sem crowd.
Nível: Todos os níveis

 

Coromandel Peninsula

Em menos de duas horas de carro de Auckland você terá acesso à várias praias da Coromandel Peninsula. O Trecho entre Pauanui e Whangamata,encontra-se a maior quantidade de picos, em sua maioria Beach breaks. O ponto alto da peninsula do Coromandel, é que as praias são muito bonitas.
Nível: Todos os níveis

 

Bay of Plenty

Mt. Maunganui tem vários tipos de onda em sua maioria Beach Breaks, além de um semi-point de direita na Main beach.  As ondas não são muito regulares, e dependem de um swell acertado. Adiante ao longo da praia, até Papamoa Beach, picos isolados podem estar excelentes se os bancos de areia contribuírem. A Ilha de Matakana, tem a melhor onda mas o acesso tem que ser de barco, ou atravessa-se a entrada da barra à nado, e depois caminha-se uma meia hora até o point.
Nível: Todos os níveis

 

Wakatane & East Cape

Em frente da barra de Wakatane tem ondas excelentes, mas só quebra uma ou duas vezes por ano. Numa praia do outro lado da ponta tem um beach break que as vezes tem ondas boas. Toda a EasT Cape tem muitas praias e points com ótimas ondas, mas precisa de swell. Se tiver onda, poderá surfar as melhores ondas da vida e crowd quase zero.
Nível: Intermediário

 

Gisborne

Talvez um dos melhores e mais consistentes locais para Surf na NZ. Tem muitas praias com excelente Surf e um point na ponta de uma ilha de altíssimo nível. As melhores ondas estão ao Norte da cidade, mas ao Sul até Napier existem bons beach breaks isolados. Melhor época é no inverno e respeite os locais.
Nível: Intermediário e Avançado

 

Raglan

É uma cidade bem pequena que fica perto de  Hamilton. Tem a melhor esquerda da NZ em 3 points em sucessão: Many Bay, Whale Bay e Indicators.  Os points ficam a uns 10 Km ao Sul. A onda é de esquerda, casca grossa, quebrando num fundo misto de pedra e areia com muita perfeição.
Nível: Avançado e Pró

 

New Plymouth & Taranaki

Igualmente à Gisborne, a região tem muitos Beach Breaks e alguns points breaks, espalhados por praias tanto ao Norte quanto ao Sul da cidade. Boas ondas, com ótima formação para iniciantes.
Nível: Todos os níveis

 

Nova Zelândia – Sul

 

Nelson

A esquerda na parte Oeste da ilha do Sul, tem muitos beach breaks e um point de esquerda muito bom.  As ondas na costa Oeste são desconhecidas da maioria por falta de estradas.
Nível: Todos os níveis

 

Kiakoura

20Km Norte de Kiakoura tem um point de direita muito bom chamado Maungamanu. É dificil de ficar grande devido ao ângulo do sweel. Ao Sul de Kiakoura, Kahutara é um point de direita mais perfeito e também com onda maior.
Nível: Todos os níveis

 

Invercargill 

Água extremamente fria, mas ótimas ondas inclusive para surfistas de ondas gigantes. Entre Invercargill e Dunedin tem muitas praias com ótimas ondas, porém muito isoladas. Cuidado com hipotermia e os tubarões costumam dar o ar de sua graça.
Nível: Avançado e Pró


bt_temporada-ondas bt_monte-sua-viagem

 


« | »